segunda-feira, 2 de junho de 2008

Feijoadinha de Língua de Vaca

Ontem, Dia da Criança, para o almoço experimentei esta receita que descobri numa Teleculinária e que logo me agradou, pela utilização diferente que é dada à língua de vaca. Ficou muito saborosa e é uma receita a repetir mais vezes, sem dúvida!

Para sobremesa, e por ser uma coisa que a minha filhota simplesmente ADORA, servi isto. Afinal, era o dia dela, não é mesmo?

Então, passemos à feijoada...

Ingredientes:
1 língua de vaca
100 grs de presunto (eu usei bacon ás tiras porque me esqueci de descongelar o presunto!)
2 latas grandes de feijão branco cozido
5 tomates (eu usei 3)
2 cenouras grandes
2 cebolas
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite
2 cravinhos
1 folha de louro
salsa picada q.b. (eu usei coentros)
sal e piripiri q.b.
água q.b.

Preparação:
Arranje e lave a língua de vaca, deite-a para uma panela, cubra com água, tempere com sal, junte os cravinhos, leve ao lume e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos ou até que fique branca. Retire da água, raspe bem toda a parte branca e depois corte-a em pedaços pequenos.

Descasque as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Lave e escalde os tomates, retire-lhes a pele e as pevides e corte-os aos cubinhos. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Retire o courato ao presunto e corte-o em cubos (eu saltei esta parte porque usei o bacon ás tiras).

Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola ficar transparente. Adicione depois o tomate, mexa e deixe cozinhar até que o tomate comece a desfazer-se. Junte o presunto e a folha de louro, mexa e deixe cozinhar mais 1 minuto.

Adicione os pedaços de língua, as rodelas de cenoura e um pouco de água se necesssário (eu usei cerca de 0,5 l da água da cozedura da língua) e deixe cozinhar, em lume brando, durante aproximadamente 40 minutos ou até que a língua fique macia. Junte então o feijão, deixe apurar, rectifique o sal, tempere com piripiri e sirva polvilhado com salsa picada.

Eu servi acompanhado de arroz branco.

Espero que vos agrade a sugestão de hoje! Uma boa semana para todas/os!!


Fonte: Revista Teleculinária nº 1516, de 28/04/2008, pág. 4.

3 comentários:

Mónica Pinto disse...

Uma feijoada e de língua de vaca, deve ficar muito boa. Adoro feijoada mas nunca fiz com língua de vaca. Fiquei com vontade de experimentar. Beijinhos

Vivian disse...

pára td!! eu aqui longe de casa, doida pra comer feijão e vc me vem com esse manjar dos deuses !!! Tá querendo mesmo que eu volte antes pra casa hahaha
Acho que estou até sentindo o cheiro
boa semana

Iliane disse...

muito boa sugestão..adoro lingua de vaca..numca antes comi assim...achei super interessante o modo de fazer..muito bom..bjus