segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lombo de porco recheado com farinheira


Pois é, o "mais logo, em casa", do post anterior, relativo à publicação das fotos do bolo de iogurte, acabou por ser um "um mês depois"!! Sorry!
Com os pormenores da festinha de aniversário da filhota, a ida de férias ao "Continente" por duas semanas e o regresso à vidinha habitual e ao trabalho (mais que muito!), pouco tempo me restou para dar a devida atenção a este cantinho, bem como aos vossos!

Mas, passado este tempo, já postei as fotos do bolo e aqui vos deixo uma receita que experimentei num jantar que dei em casa a um casal amigo e que todos adorámos!
Inspirei-me nesta receita da nossa querida Colher de Pau e é, sem dúvida, uma receita a repetir, pois ficou muitíssimo saborosa!

Peço desculpa pela (má) qualidade das fotos, mas na altura a minha máquina estava mais para lá do que para cá e foi o melhor que se arranjou!! Mas agora já comprei uma máquina nova e ... agora é que vai ser!! Eh! Eh! Eh!

Ingredientes:
Cerca de 1 kg de lombo de porco
2 farinheiras
sal q.b.
pimenta q.b.
alho em pó q.b.
2 colheres de chá de colorau
salsa picada q.b.
2 dentes de alho, picados
2 dl de azeite
1 folha de louro
1/2 knorr de galinha ou carne, esfarelado
vinho branco q.b.
água q.b.
fio de cozinha
batatas

Preparação:
No talho, pedi que me cortassem o lombo de modo a ficar rectangular, e, já em casa, abri-o ao meio, mas sem separar as duas partes.
Temperei a carne , de ambos os lados, com sal, pimenta e alho em pó. Reservei.
Retirei o recheio às farinheiras e cobri toda a superfície da carne com ele. Sobrepus as duas partes e fechei bem, com cuidado, com a ajuda do fio de cozinha.
À parte, fiz um molho com os alhos e a salsa picados, colorau e azeite. Misturei bem e barrei a carne, de todos os lados, com este molho.
Num tabuleiro de ir ao forno, coloquei batatas descascadas e cortadas aos gomos. salpiquei-as com sal, revolvi e coloquei a carne por cima das batatas.
Reguei com o vinho e a água, juntei a folha de louro cortada em pedaços, o caldo knorr esfarelado e levei a assar em forno pré-aquecido a 200ºC.
Servi acompanhado de arroz branco bem sequinho.

Bom apetite!


3 comentários:

Vitor disse...

Menina o lombo está fantástico!!!Gostei muito...um beijinho Vitor:))--

Eli disse...

Que maravilha esse lombo!!

ameixa seca disse...

Já vi o bolinho... muito bonito :)
E este lombo não fica atrás... gosto de farinheira :)