quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Espirais com fiambre no forno

Lá em casa todos gostamos imenso de massas e posso até assegurar que a que é mais doida por elas é a minha filhota que, por sua vontade, comia massa a todas as refeições, todos os dias!!
Eu gosto muito ainda pelo facto de serem uma comidinha bem prática e rápida de preparar, ideal para aqueles dias em que se chega mais tarde a casa ou se tem outras coisas a tratar e não dá jeito passar muito tempo ás voltas com tachos e panelas!
Foi o que aconteceu este dia, em que este foi o nosso jantar e que bem que nos soube a todos!

Usei:
200 grs de massa (usei espirais)
150 grs de fiambre aos cubos
3 salsichas grandes cortadas em pedaços
1 pacote (grande) de molho béchamel de compra
100 grs de queijo ralado
sal q. b.
oregãos, pimenta e noz moscada q.b.
azeite q.b.
margarina para untar

E fiz assim:
Cozi a massa em água fervente temperada de sal e um fiozinho de azeite.
Levei ao lume o wok (para ter mais espaço de manobra!!) com azeite e fritei nele o fiambre e as salsichas durante uns segundos.
Juntei-lhes a massa já cozida e escorrida e deixei cozinhar 2 ou 3 minutos, envolvendo tudo muito bem.
Untei um pirex com margarina e verti nele o preparado da massa e das carnes.
Misturei o molho béchamel com metade do queijo ralado, temperei de sal, pimenta e noz moscada e cobri a massa com este molho.
Polvilhei com o restante queijo ralado e com oregãos e levei a gratinar durante cerca de 15 minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC.
Acompanhei com uma salada de alface.

13 comentários:

SusanaG disse...

Que aspecto apetitoso! Também adoro massa, mas não como sempre porque adoro arroz e às vezes a escolha é difícil! :) Beijinhos.

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Também costumo fazer com muita frequência. Os miudos adoram!
Esta ficou linda.
Beijinhos

moranguita disse...

que boa soluçao para a falta de tempo que nao deixa de ser uma delicia. eu tambem adoro massa.

Sarita disse...

A massa favorita do meu filhote,ele chama-lhe rabinhos de porco! lol

Beijokitas.

Isabel de Miranda disse...

Vina o que posso dizer delicioso, os meus filhos adoram.Deixei-te uns mimos no meu cantinho beijinhos carinhosos

ameixa seca disse...

Eu adoro mas não faço muito por causa dos molhos. Os meus pais não podem abusar mas gostam tanto ou mais que eu :)

Mari disse...

Menina, não conhecia seu cantinho e amei! Voltarei sempre. Beijos.

Xana Bértolo disse...

:) estamos mesmo em sintonia, as massas estão em grande nos blogs... Bem eu adoro massa, e faço mesmo imenso.. Aliás como dá pra ver nas minhas fotos... LOL... k repetitiva eu :)...
Tá apetitoda a tua massa menina...
bjinhus

colher-de-pau disse...

As massas são realmente muito simples e muito versáteis.
Não há nada mais pratico para preparar uma refeição em 3 tempos do que com massa.
Este prato ficou lindo!

anna disse...

A tua massinha está mesmo boa! Com fiambre e salsichas qualquer criança perde a cabeça...
Beijinhos.

Eli disse...

Essa massa vai fazer muito sucesso aqui na minha casinha. Adorei!

www.saboresdalica.blogspot.com

Flor de Sal disse...

Pois, uma massinha no forno é sempre uma delícia!

Diana disse...

Olá! Hoje fiz esta receita e gostei imenso! Será certamente uma receita a repetir :)
Beijinhos.