quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Beringela recheada com atum

Depois de uma semana fora, em férias, ainda custa um pouquinho adaptarmo-nos ao ritmo das nossas rotinas diárias habituais em época laboral! O trabalho ficou acumulado durante estes dias em que estive ausente, mas vai-se fazendo e já tenho a secretária quase limpa!
Em casa, voltamos a ter as lides domésticas por nossa conta e preparar refeições é obrigatório!
Assim, ontem para o jantar preparei esta receita de beringela e agradou-me imenso porque, para além de ser deliciosa, é também muito fácil e rápida de preparar, o que dá sempre jeito quando se chega a casa, ao fim de um dia de trabalho, e se quer ter um jantar pronto a horas decentes.
A receita fui roubá-la aqui, adaptei-a em termos de quantidades e não cheguei a fritar as metades de beringela em azeite; as minhas assaram no forno.

Usei:
1 beringela média
1 lata (peq.) de cogumelos
1 colher (sopa) de margarina
1 lata de atum
1 chávena de molho béchamel
1 gema
sal e pimenta q.b.
queijo mozzarela ralado q.b.
oregãos secos q.b.

E fiz assim:
Lavei a beringela e cortei-a ao meio, no sentido do comprimento.
Com a ajuda de uma faca afiada, retirei cuidadosamente a polpa, cortei-a em pedaços pequenos e reservei. Lavei novamente a beringela (a inteira), sequei-a com papel absorvente e polvilhei o interior com sal fino. Reservei.
Escorri os cogumelos e piquei-os. Escorri o atum e esfarelei-o com os dedos.
Derreti a margarina e salteei nela os cogumelos picados, até começarem a secar. Juntei a polpa da beringela e cozinhei mais um pouco. Temperei de sal e pimenta, envolvi e retirei do lume.
Misturei, então, o atum esfarelado, recheei as metades de beringela com este preparado e coloquei-as num pirex untado com margarina.
À parte, misturei o molho béchamel com a gema de ovo, temperei com um pouco de sal e pimenta e cobri as metades de beringela com o molho e polvilhei com o queijo e os oregãos.
Levei a forno pré-aquecido a 180ºC (depois reduzi para 150ºC) até alourar e servi de imediato, acompanhando com salada de alface e tomate.

Bom apetite!


5 comentários:

PratosdaBela disse...

Que aspecto...

Vou imprimir...
Tenho um carreior de berinjelas caseiras do melhor...
Jinhos fofos

Sónia Meirinho disse...

Também já fiz e adorei. Fica mesmo muito saboroso. Beijinhos

ameixa seca disse...

Adoro beringela recheada e atum há sempre em casa, assim como cogumelos :)

Unknown disse...

Adorei a sugestão...e já tou como a Bela...tenho carradas de beringelas, vou fazer. E os esquisitoides cá de casa que se cuidem, he, he, he.
Beijinhosssss

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Que maravilha adorei.. ha tempos fiz com courgette.. ontem comprei umas beringelas e pensei em faze-las gratinadas.. tenho que pensar num recheio :D
beijinhos (*.*)