quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Carne picada com ervilhas


Costuma dizer-se que "Quem é vivo sempre aparece" e, como tal, cá estou eu de volta a este cantinho, depois de uma ausência mais prolongada do que seria de esperar! Pois é, depois da doença e convalescença do meu computador, de algumas tarefas a serem cumpridas e, confesso, também alguma preguiça pelo meio, regresso ao vosso convívio e à nossa troca de receitinhas e experiências e devo dizer que já tinha imensas saudades de tudo isto!

Hoje deixo-vos uma receita que preparei há já algum tempo, numa adaptação desta que encontrei no site da Vaqueiro, e que agradou imenso ao pessoal lá de casa (eu, marido e filhota).
A minha principal alteração foi a substituição das batatas por massa, para que a refeição fosse mais do agrado da minha Lara e pudessemos comer sem discussões! E também omiti a malagueta por causa da pequenita lá de casa.
Aqui fica, pois, a receita tal como eu a preparei.

Ingredientes:
1 cebola média, picada
2 colheres (sopa) de azeite + 2 de Vaqueiro
2 dentes de alho, picados
1 colher (café) de gengibre em pó
1 colher (café) de paprika
cerca de 400 grs de carne de porco picada
sal q.b.
piripiri q.b.
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
100 grs de ervilhas congeladas
1 cenoura pequena, cortada em pequenos cubos
200 grs de massa macarrão
água q.b.
1 dl de vinho branco

Preparação:
Refoguei a cebola e o alho no azeite com a margarina, até a cebola começar a ficar translúcida.
Acrescentei o gengibre e a carne picada e envolvi bem, deixando cozinhar um pouco, até a carne perder a cor rosada.
Temperei, então, com sal, piripiri (não muito, por causa da Lara!), a paprika, juntei a polpa de tomate, refresquei com o vinho branco, acrescentei as ervilhas e a cenoura e deixei cozinhar em lume brando, por cerca de 10 minutos.
Juntei água suficiente para cobrir ligeiramente a carne e, quando levantou fervura, rectifiquei os temperos e juntei a massa.
Deixei cozinhar em lume brando, até a massa se apresentar cozida e o preparado apurado e servi de imediato.

Bom apetite!

9 comentários:

Autora do Blog disse...

Ficou com óptimo aspecto.
Deve ficar uma refeição muito saborosa.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Comsentido disse...

ficou com um aspecto maravilhoso... Tenho de experimentar esta receita.

PratosdaBela disse...

Uma dose por favor....
Jnihos fofos

Abelha Maia disse...

Bom regresso e uma delicia de refeição.
bjsss

Anónimo disse...

É verdade, quem é vivo sempre aparece! ehehehehehehe
Ainda bem q está tudo resolvido :D
Tb agradava-me bastante provar um bocadinho dessa refeição... parece ser boa!
Beijinhos doces**

mamã da princesa disse...

Bem vinda!

Hum! está com óptimo aspecto... deve ter ficado mesmo bom!
Mais uma que um dia vou experimentar...

Por falar em experimentar, ontem o jantar lá de casa foi o teu "Atum á Zé do Pipo", e ficou muito bom.
A repetir certamente, rápida, barata e eficaz...

Obrigado por partilhares estas receitas connosco.

Beijinhos

a Trofa tem cozinheira disse...

bem bom!!! adoro essas refeiçoes!!

Manuela L. disse...

Uma delicia este pratinho!
bjs

moranguita disse...

vina que bom teres regressado.
esta bem do meu agrado esta carne:-)
beijinhos