sexta-feira, 26 de março de 2010

Empadão de salsichas

A sugestão que hoje vos trago encontrei-a na revista "Teleculinária Gold - Práticas e Económicas", do passado mês de Fevereiro e desde logo me despertou a atenção porque a achei uma receita prática até para preparar em dias de semana.
As fotos que hoje publico é que não fazem lá muita justiça ao petisco no prato porque quando tinha o empadão acabadinho de fazer e me preparava para tirar as fotos da praxe, deparei com a minha querida máquina fotográfica a precisar de carregar a bateria!! Fiquei fula da vida e só pude fotografar no dia seguinte, o que restou do meu belo empadão de salsichas!
Aqui fica a receita adaptada à minha casa.

Ingredientes que usei:
6 batatas médias
1 frasco de salsichas tipo hot-dog (tinha 5)
5 ovos + 1 gema
sal, pimenta e noz moscada q.b.
azeite q.b.
salsa picada q.b.
4 colheres (sopa) de maionese
pão ralado q.b.
leite q.b.
margarina q.b.

Modo como preparei:
Comecei por descascar as batatas, cortá-las em pequenos cubos lavá-las e levá-las a cozer em água temperada de sal. Depois de cozidas escorri-as, reduzi-as a puré, temperei de pimenta e noz moscada, acrescentei uma noz de margarina, leite quente e a gema de ovo. Misturei tudo muito bem, sobre lume brando, até fazer um puré macio, nem muito líquido nem muito consistente, e reservei.
Escorri as salsichas e cortei-as em rodelas.
Levei ao lume uma frigideira com azeite, deixei que aquecesse, juntei as salsichas e deixei cozinhar até ficarem bem douradinhas (mas sem queimar!!).
Numa tigela, bati os ovos com a salsa, temperei de sal e pimenta, juntei 4 colheres (sopa) de leite e misturei bem.
Adicionei o preparado dos ovos às salsichas na frigideira e deixei cozinhar, mexendo até os ovos ficarem bem cozinhados, mas cremosos. Retirei do lume.
Deitei metade do puré de batata num tabuleiro de ir ao forno, coloquei por cima dele o preparado das salsichas com os ovos, cobri com o resto do puré de batata e alisei.
Espalhei por cima a maionese, de modo a cobrir toda a superfície, polvilhei com o pão ralado e levei a forno pré-aquecido a 200ºC até ficar bem douradinho.
Servi de imediato, com uma salada verde.

Bom apetite e um excelente fim de semana!

4 comentários:

PratosdaBela disse...

Hummmmmm
que maravilha
Jinhos fofos

moranguita disse...

deixa la ja me aconteceu o memso n vezes.
esta delicioso na mesma
bom fim de semna

Unknown disse...

Ai que delicia, o mei Tiago ia adorar este belo petisco. Beijinhos doces

Natália Eleutério disse...

Com salsichas nunca fiz, ficou delicioso, bjs.