segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Doce de pão com pêssego


Mais uma semana que começa e esta trouxe consigo o mau tampo também aqui à ilha. Depois de um fim de semana cinzento, chuvoso e com imenso vento, a semana começou sem trazer melhorias e, como tal, nada melhor do que apresentar um docinho para nos ajudar a enfrentar o mau tempo com uma cara mais alegre!
Este descobri-o na revista Teleculinária nº 1646 e despertou-me o interesse pela utilização do pão de forma, conjugado com a fruta. Para além disso, como tem coco ralado e essência de baunilha, achei que deveria resultar bem saboroso e, de facto, não me enganei!!
Ingredientes:
12 fatias de pão de forma sem côdea
1 lata grande de pêssego em calda
160 grs de açúcar
150 grs de coco ralado (eu usei cerca de 100, que era o que tinha em casa)
7 dl de leite
4 ovos
3 colheres (sopa) de compota de pêssego (eu usei um resto que tinha em casa e foi menos do que isso, mas para a próxima vou usar mais, para ficar uma camada mais generosa por cima)
1 colher (sopa) de margarina derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Escorra o pêssego e corte-o em pedacinhos.
Num tabuleiro de forno disponha metade das fatias de pão de forma, espalhe o pêssego por cima e cubra com o resto das fatias de pão (antes de colocar o resto do pão eu reguei o pêssego e a primeira camada de pão com cerca de 1 dl da calda do pêssego).
Deite o leite no liquidificador, junte os ovos, o açúcar, o coco ralado, a margarina derretida e a essência de baunilha, ligue e deixe bater até ficar homogéneo.
Deite a mistura sobre as camadas no tabuleiro, devagar, para que o pão absorva bem.
Leve ao forno durante 30minutos, retire, deixe arrefecer e leve ao frio algumas horas.
Antes de servir, barre a superfície com a compota de pêssego e decore a gosto.
Bom apetite e uma óptima semana!

6 comentários:

Célia disse...

Simples, e deve ser delicioso, eu acho que com este frio experimentava mesmo morno.
Beijinho

Vicios e Sabores disse...

Bem morninho!
Que delicia!
Bjs
http://viciosesabores.blogspot.com/

ameixa seca disse...

Interessante, parece-me muito bom :)

SoraiaSilva disse...

Já estou a salivar :)
Beijinhos*

Dulce Caldeira disse...

Olá,gostei da receita, parece-me simples e deliciosa!
Vou levá-la se não te importas :)
beijinhos.

http://cozinhadaduxa.blogspot.com/

moranguita disse...

vina esta uma maravilha este doce
ao tempo que nao compro a revista
que deslixada
beijinhos