terça-feira, 8 de março de 2011

Doce de morangos e creme maizena


Antes de mais, desejo a todos/as um excelente Carnaval, cheio de diversão e alegria!! E que quem tem por hábito disfarçar-se e andar em folia (não é o meu caso!) goze momentos bem animados!!
E agora a receitoca de hoje...



Esta foi mais uma das sobremesas escolhidas para servir no jantar de aniversário do meu marido. A receita vi-a por aqui e aumentei as quantidades para o número de pessoas que ía ter em casa.
Resultou uma sobremesa bem agradável e delicada, em que a camada de morangos com vinho do Porto me surpreendeu pela positiva, pois receava que ficasse demasiado doce e tal não aconteceu.

Ingredientes (da receita original; eu dupliquei alguns ingredientes):
250 grs de morangos
1 dl de vinho do Porto
150 grs de açúcar (usei 200 grs)
2 colheres (sopa) de farinha Maizena
6 dl de leite (usei cerca de 8 dl)
2 cascas de limão
8 bolachas Maria trituradas (foi mais ou menos a olho)

Preparação:
Lavam-se muito bem os morangos, retira-se-lhes o pedúnculo e cortam-se em pedaços, para um tachinho.
Junta-se o vinho do Porto e 60 grs de açúcar e leva-se a cozer em lume brando.
À parte, mistura-se a Maizena com o leite, junta-se o restante açúcar e as cascas de limão e volta a misturar-se tudo muito bem. Leva-se ao lume, mexendo sempre, até engrossar.
Retira-se do lume e tira-se as cascas de limão.
Distribui-se o preparado de morangos por taças (eu usei copos), cobre-se com o creme de Maizena e polvilha-se com a bolacha triturada. Cobre-se com os restantes morangos (eu polvilhei com missangas coloridas) e leva-se ao frio até ao momento de servir.

Bom apetite!


7 comentários:

Isabel Salvador disse...

que bom que deve ficar e fica muito bonito assim individuais,bjokinhass

Ana Rita Marreiros disse...

Olha que deve ficar mesmo bom!!!!Acho que vou levar a receitinha...

bjoka
Rita

Sérgio Gomes disse...

Estamos em sintonia porque eu preparei hoje uma sobremesa semelhante. A tua ficou com optimo aspecto.

Beijos.

Xana Bértolo disse...

Parece-me uma delícia :)
beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Parece-me uma sobremesa bem deliciosa e com uma apresentação fantástica, adorei e já levo aqui a receitinha se não te importas hehehe.

Beijinhos!!

Barida disse...

Vina,
deve ter ficado uma delicia esta sobremesa, com o toque do vinho do Porto entao, fica sempre bem :) tenho de experimentar fazer! Beijinhos

moranguita disse...

se for docinho ta bom na mesma leva os meus queridos morangos.
que desejos com que eu ando.
beijinhos